terça-feira, 17 de novembro de 2009

YouTube abre canal para jornalismo feito por usuários


Serviço vai permitir a qualquer pessoa transformar vídeos de fatos ou flagrantes do dia a dia em notícia

O YouTube criou um recurso que vai tornar possível que qualquer pessoa com uma câmera envie vídeos de fatos ou flagrantes do dia a dia e os transforme em em notícia.
Por meio do YouTube Direct, programas de TV e editores de notícias online podem baixar vídeos dos chamados "cidadãos jornalistas".
É claro que o alvo preferido serão as celebridades. Mas muitos portais de notícias vão querer cenas de desastres, por exemplo, ou de comportamentos agressivos em encontros políticos.
Portais de notícias procurando vídeos podem anunciá-los de várias formas, incluindo vídeos com pedidos no YouTube. "Quando um usuário do YouTube possui um vídeo que eles acreditam ser interessante para a imprensa, é mais fácil para os editores, produtores e jornalistas contatá-los", explica Steve Grove, chefe de notícia e política do YouTube.
- Empresas de notícias sempre querem verificar o conteúdo que usam.
O YouTube Direct não é uma forma de gerar receita, seja para o YouTube ou para seus usuários, diz Grove.- É um incentivo para o envio de grandes vídeos, por conta do reconhecimento que você ganha de legítimas empresas de notícias.
Os jornais Huffington Post, NPR, Politico, San Francisco Chronicle e duas estações de TV de Boston, nos Estados Unidos, estão testando o serviço.
Em seu blog, Grove apresenta exemplos desse tipo de conteúdo com qualidade: um terremoto de magnitude 7,8 na China e um professor gritando e estapeando um estudante autista.

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