domingo, 1 de novembro de 2009

Você que fará o ENADE 2009 Fique ligado e tire suas dúvidas aqui, no Blog Karlos Valadão!


O ENADE é uma avaliação que tem o objetivo de mensurar a qualidade do ensino das instituições públicas e privadas espalhadas pelo país, apesar de existir há algum tempo, o exame ainda é um "mistério" para alguns estudantes, até porque houveram casos de instituições que fizeram acepção ao escolherem seus alunos que poderiam realizar o exame, até porque o bom desenpenho na prova não é só bom para o aluno, mas ótimo para a instituição. Para evitar essas "situações desagradáveis" o governo federal resulvel fazer algumas mudançãs, assim como no ENEM, por esse motivo surgem diversas dúvidas na cabeça dos estudantes, que tentaremos esclarecer aqui.
Perguntas Frequentes:

O Enade é obrigatório?

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do Inep.

Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2009?

Conforme a Portaria Normativa nº. 1, de 29 de janeiro de 2009, as áreas e cursos que serão avaliadas em 2009 são: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

O estudante selecionado no processo de amostragem é obrigado a participar do Enade?

Sim. A participação do estudante selecionado no Enade é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame.

Quais os estudantes dispensados do Enade 2009?

a) os estudantes das áreas e cursos superiores de tecnologia que serão avaliados pelo Enade 2009 que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2009;
b) os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2009, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante;
d) os estudantes inscritos que não forem selecionados pelo plano amostral do INEP.
Os estudantes enquadrados nas alíneas (a) e (b) acima não devem ser inscritos pela IES, haja vista a dispensa prévia assegurada pela Portaria Normativa nº. 1/2009.

De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004 e respectivo regulamento.

Quem elabora e aplica a prova?

As provas são realizadas e aplicadas por instituição contratada pelo Inep por processo licitatório - que comprove capacidade técnica em avaliação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.

Como é calculado o Conceito do Curso (ENADE Conceito)?

Calcula-se o conceito do curso pela média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico, da nota padronizada dos ingressantes no componente específico e da nota padronizada em formação geral (concluintes e ingressantes), possuindo estas, respectivamente, os seguintes pesos: 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final do curso, enquanto que a parte de formação geral contribui com 25%. O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.

Esperamos ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas, mas, se ainda tiver perguntas podem mandar, ajudaremos no que for preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário