terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Câncer da apresentadora Hebe Camargo é raríssimo


Ela está liberada pelos médicos para voltar ao trabalho em fevereiro

Em entrevista coletiva no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta terça (12), a junta médica de Hebe Camargo afirmou que o tumor primário no peritônio que atinge a apresentadora é raríssimo e atinge cerca de cinco em cada 100 mil mulheres. O peritônio é a membrana que reveste os órgãos do abdome.

O tratamento de quimioterapia se iniciará nesta quarta (13). Porém, a partir de fevereiro, a apresentadora já está liberada pelos médicos para voltar ao trabalho.

Segundo o oncologista Sergio Simon, serão feitas oito aplicações de quimioterapia, uma a cada três semanas. O tratamento durará cinco meses.

- Espera-se que após este período a recuperação seja completa. Em 60% dos casos todos os nódulos desaparecem. É possível que nos próximos meses recorramos a uma segunda cirurgia para avaliar o tratamento. Mas é vida normal, pode gravar o programa, se alimentar como de costume.

De acordo com Simon, Hebe foi informada sobre sua doença na noite desta segunda (11) e no fim de semana poderá ir para casa.

- Ela não se abateu, Hebe tem o espírito muito forte.

A apresentadora deu entrada no hospital na terça-feira (6), ao voltar de uma viagem a Miami. Segundo o cirurgião geral Antonio Vasconcellos Macedo, ela sentia fortes dores abdominais e apresentava uma distensão na região do intestino. Ela acreditava que o problema era um mal-estar gástrico. Porém, os exames de colonoscopia (exame do intestino) e endoscopia (exame do estômago), a que foi submetida tiveram resultados normais.

Uma tomografia de abdome revelou uma suspeita de tumor do peritônio, que é a membrana que reveste todos os órgãos abdominais. Segundo Macedo, os órgãos não foram atingidos.

- Hebe voltou para casa e retornou ao hospital na sexta (9), e no sábado (10) pela manhã se submeteu à cirurgia para retirada de alguns nódulos para análise.

Ainda de acordo com o cirurgião, ela evoluiu muito bem, está na unidade semi-intensiva e deve ir para quarto ainda nesta terça (12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário